Notícias

Connepi sediará final da maratona do Células Empreendedoras

 
Imagem de Assessoria de Comunicação (Jornalismo/IFPE-DEaD)
Connepi sediará final da maratona do Células Empreendedoras
 

Connepi sediará final da maratona do Células Empreendedoras

Premiação da maratona realizada em seis IF´s acontecerá no dia 29 de novembro, a partir das 18h30

 

A cerimônia de premiação da final da maratona do Células Empreendedoras será realizada, nesta terça-feira (29), durante a programação do 12º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece no Centro de Convenções. A solenidade está marcada para as 18h30, no auditório Brum, e contará com a apresentação das cinco equipes finalistas, sendo três delas formadas por estudantes do IFPE.

Por iniciativa do Ministério da Educação, o programa foi aplicado em seis Institutos Federais do país, ao longo do primeiro semestre, como forma de estimular a cultura do empreendedorismo entre estudantes e servidores. Divididos em equipes, os participantes foram levados a criar projetos de impacto social e tiveram a oportunidade de amadurecer a ideia ao longo das etapas do programa, recebendo orientações e consultorias.

Os três projetos do IFPE classificados para a final da última etapa contam com a participação de estudantes de diversos campi, entre eles, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Recife. Um dos projetos é o Edulibras, que venceu a primeira etapa, e tem como proposta a criação de uma plataforma de aulas online para estudantes surdos. A equipe é formada pelos estudantes Lucas Alexandre, Daniel Queiroz (Campus Caruaru), Lizandra Lira (Campus Recife), Oseias Ferreira (Campus Jaboatão), Hanna Mayara, Karol Tavares (Campus Barreiros), Josemário Andrade (Campus Jaboatão).

Também representa o IFPE a equipe do projeto Dona de Maria, cuja a ideia é a criação de um espaço de co-working para criar condições para que mulheres em situação de violência doméstica conquistem a independência financeira. O grupo é composto pelos alunos Larysse Yasmin, Ian Felipe da Silva, Higor Bezerra (Campus Recife).

A terceira equipe do Instituto é responsável pelo projeto Arbana, que criou um modelo de negócio para estimular a instalação de plantas nativas em domicílios como forma não só de tornar o ambiente mais agradável, mas ajudar na eliminação de mosquitos transmissores de arboviroses. Fazem parte do grupo os estudantes Estevão Moraes, Cleyton Maciel, Victor Wesley, Luan Lima, Júlio Alves (Campus Belo Jardim) e Shelda Santos (Campus Garanhuns).

Na cerimônia, todas as ideias serão novamente apresentadas e avaliadas por uma banca examinadora. Antes do anúncio dos vencedores, haverá uma palestra do professor Genézio Gomes, idealizador e coordenador do Células Empreendedoras, e também de Ricardo Podval, CEO da Civic-o.

PROGRAMA - O programa Células Empreendedoras é uma metodologia voltada à criação e ao desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em instituições de ensino, empresas e escolas. O Células se tornou referência na área ao conquistar diversos prêmios, como o de “Educação Transformadora”, concedido pela Rede Global de Empreendedorismo, e o de Educação Empreendedora, da Endeavor. Projetos desenvolvidos a partir do Células também já foram premiados pelo Santander Universidades, ImagineCUP, Brasil Criativo, Revistas Forbes, Desafio Brasil e BlackBerry Jam.