Notícias

Abertas inscrições para Olimpíadas Científicas

 
Imagem de Assessoria de Comunicação (Jornalismo/IFPE-DEaD)
Abertas inscrições para Olimpíadas Científicas
por Assessoria de Comunicação (Jornalismo/IFPE-DEaD) - segunda, 30 jul 2018, 12:27
 

Abertas inscrições para Olimpíadas Científicas

As competições são voltadas para estudantes do Ensino Médio de todo o estado

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu inscrições para as edições 2018 das olimpíadas pernambucanas de Física, Foguetes e Astronomia. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio regular e profissionalizante de escolas públicas e privadas de todo o estado. As inscrições devem ser feitas previamente pelas escolas participantes até o dia 10 de setembro.

A instituições de ensino interessadas devem preencher formulário específico, informando os dados do professor-representante para cada uma das três competições. Caberá ao docente não só inscrever os estudantes localmente, como também aplicar e corrigir as provas. O formulário deverá ser encaminhado por e-mail, para o endereço especificado em cada um dos regulamentos.

O cadastro das escolas e a inscrição dos estudantes são totalmente gratuitos. Os alunos receberão certificados de participação e serão classificados de acordo com a pontuação, podendo receber medalhas de ouro, prata e bronze. As competições estaduais funcionam como etapa preparatória para as olimpíadas nacionais e internacionais nas três áreas.

As provas da Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (OPA) e da Olimpíada Pernambucana de Foguetes (OpeFog) estão programas para o dia 21 de setembro. Já a prova da Olimpíada Pernambucana de Física (OpeF) está agendado para o dia 28 do mesmo mês.

As edições estaduais das três competições são coordenadas pelo professor de Física do IFPE, Guilherme Pereira, que também coordena o Núcleo de Astronomia do Campus Recife. Os regulamentos e outros detalhes sobre as olimpíadas estão disponíveis no site ifpe.edu.br

Confira abaixo os materiais de cada competição